terça-feira, 16 de abril de 2013

TRÂNSITO TAMBÉM É CULTURA



Um dos objetivos da sociologia é compreender as diferentes sociedades e culturas. Cultura são costumes crenças e valores de um povo, é o meio pelo qual o homem se adapta, para conviver em uma sociedade. Segundo Émile Durkheim o objetivo de estudo da sociologia era  os fatos sociais.   
                                                             
Fatos sociais é a forma de ser pensar e agir de uma sociedade,que são inseridos nas nossas vidas através das gerações passadas.

Vejamos um grande exemplo de cultura e fatos sociais no transito, representado através do transito Brasileiro X Indiano:

No Brasil existe o código de transito, onde todos devem obedecer às leis, mesmo assim acompanhamos diariamente nos noticiários, brigas e até mortes no transito brasileiro; A presença de animal na pista é sinal de perigo, pode causar acidentes; Os pedestres devem caminhar  sempre nas calçadas.   
  
Na Índia todos circulam pelas ruas de forma desorganizada porem em harmonia; É comum a presença de animais na pista, quando se trata de vacas, todos devem esperar a vaca passar; Pedestres dividem as ruas com os carros; Os motoristas se comunicam através das buzinas quando vão se movimentar, e cada um espera a sua vez. No Brasil buzinar é uma ofensa e acontece ultrapassagem constante. 

                          
Índia 
                                                                     
 















 
Fonte de imagems: https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi


Brasil
  
    


















Fonte de imagens: http://www.google.com.br/imgres?hl=ptBR&biw
                                                                                                                  


      Podemos perceber como a cultura e os fatos sociais têm uma relação muito forte, a nossa maneira de pensar e agir, depende da cultura, ou seja, dos costumes da sociedade em que estamos inseridos.         
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário